Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

O QUE TORNA UMA AULA ATRATIVA?


"Mesmo com toda orientação do que era uma aula atrativa, os alunos elencaram o ATRATIVO como AFETIVO, pontuando que os professores que mantém um diálogo com a turma e abrem o espaço para que sejam ouvidos são os que conseguem maior atenção do grupo e ministram aulas "melhores". Será que um dos temperos que está faltando na sala de aula para mediar o ensino-aprendizagem não é também o AFETO??? Será que nós professores estamos nos distanciando cada vez mais de nossos alunos?"
Acredito fortemente que se estabelecermos um vínculo afetivo com o aluno, teremos aulas atrativas, ainda que sejam exposições didáticas , dialogadas ou não. Fazer com que o aluno acorde as 6h e esteja às sete da em sala de aula e te diga:" professor, hoje estou aqui em consideração a você. Se fosse fulano, não teria me dado ao trabalho de sair de casa." Percebem? Tem que haver um motivo, ainda que externo ao aluno, para que ele se entregue a magia da aprendizagem. De minha parte, não dispenso o toque, o olhar, o vínculo. Mas procuro também ser o modelo, a inspiração. Tenho muito de minhas alunas em mim e tenho certeza de que elas me têm dentro de si. Saudades, muitas saudades do Curso Normal!

Um comentário: